LAVOURA

VOCÊ ESTÁ PRÓXIMO DE ASSISTIR AO PAINEL DE LAVOURA

Em um modelo inovador no mundo do café, no evento COLETIVO DE PORTAS ABERTAS IV, montamos uma arena para falar de CAFÉ e documentamos tudo. Agora está online aqui no canal do COLETIVO CAFÉ para você assistir com a sua família em casa.  

 

No dia 01/02/2020, na arena, falamos de 4 temas em painéis de 1:30h de duração.

Selecionamos 3 convidados especiais para cada painel e uma mediadora que conduziu com dinâmica e foco as perguntas direcionadas para cada um deles.

Veja abaixo quem participou do painel e algumas perguntas que foram direcionadas para cada um deles.

Sr. Tarcísio é produtor e o patriarca da família Santa Rita, um sítio com gestão e controle em todos os processos, ele é o responsável pela parte de produção. 

Tem muito conhecimento de Lavoura.

Tarcísio Lacerda

  • Como é a divisão de tarefas de lavoura no Sítio Santa Rita?

  • Quais as principais mudanças que você fez ao ingressar na produção de cafés especiais?

  • Na sua lavoura existe alguma variedade de café que apresenta uma maturação mais uniforme e facilita a colheita seletiva?

  • Você adota algum tipo de manejo na condução da lavoura para obter maior rendimento na via úmida?

João Batista Pavesi

Agrônomo com mestrado em Microbiologia Agrícola e doutorado em Agronomia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, Microbiologia e Bioquímica do Solo, Metais Pesados do Solo, Matéria Orgânica do Solo, Recuperação de Áreas Degradadas, Manejo de Bacias Hidrográficas e Educação Ambiental. Também é Q Grader certificado pelo Coffee Quality Institute em 2016. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Classificação e Degustação de Café do IFES - Campus Alegre, atuando em projeto de implantação da Indicação Geográfica de Cafés Especiais do Caparaó e professor do ensino básico.

  • Variações climáticas  e altas temperaturas tem afetado algumas regiões. Como encontrar variedades adequadas para superar essas instabilidades? 

  • Existem variedades que apresentam resultados sensoriais superiores à outras? Quais e porquê?

  • Como identificar fontes nutricionais mais adequadas para melhorias nos perfis sensoriais?

  • Como produzir mais gastando menos sem perder a qualidade? 

  • Como fazer composto com casca do café?

Engenheiro Agrônomo e consultor especializado em Proteção e Nutrição Mineral de Plantas, Cafeicultura Empresarial, Produtividade e Qualidade, mestre em Ecologia de Ecossistemas e Ecotoxicologia. Atualmente é Pesquisador de Fitotecnia Geral do INCAPER e Doutor em Ecologia de Ecossistemas. Cafeicultor das Montanhas do Espírito Santo, produtor de sementes de café arábica. Realiza pesquisas nas áreas de adaptação e seleção de novas cultivares de café arábica, controle de pragas e doenças e nutrição mineral de plantas.

Cesar Krohling

  • Como tem sido o trabalho de pesquisa do Incaper ao que se refere a condução de lavouras? Quais as principais diretrizes que têm sido apresentadas e qual o impacto do manejo programado na cafeicultura de montanhas?

  • Muita gente nos pediu para que falássemos sobre qualidade, variedades e produtividade. Na implantação ou renovação de lavouras em relação a produtividade e valor sensorial quais as variedades e linhagens podemos utilizar no planejamento?

  • para obtermos bons resultados na lavoura temos que levar em conta várias variáveis como a biologia do solo e a fisiologia da planta. Quais os principais desafios e como resolvê-los para melhorar nossa produção?

  • Após a supressão do endosulfan como lidar com a questão da broca? 

CHEGOU A HORA DE ASSISTIR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA.

JÁ PREPAROU O CAFÉ E A PIPOCA?

AGORA É SÓ CLICAR NO VÍDEO